15 de Março de 2018

O sucesso de resultado de clientes Tableau está diretamente relacionado à capacidade de uma empresa fornecer melhorias, em termos de BI, para permitir a análise de dados, utilizando menos recursos, com menos tempo e com a garantia de integridade de dados. Este artigo apresentará o case da Porto Seguro, que contratou a Tableau e obteve resultados surpreendentes com esta ferramenta.

Complexidade do negócio

A Porto Seguro é um conglomerado de 27 empresas, com 135 agências e escritórios regionais, 24 mil corretores e mais de 6 milhões de clientes. A partir desse contexto, certamente a análise de dados na empresa era uma tarefa bem difícil e com várias possibilidades de erros ou limitações de extração de dados.

Além desses desafios, era necessário investir muito tempo e recurso para se obter resultados efetivos, que quando apresentados, após meses de trabalho, já teriam ocasionado perda de competitividade frente aos seus concorrentes. Pode-se citar, ainda, como fator complicador adicional a grande variedade de fontes de informação como Bancos de Dados internos, dados externos de parceiros de negócio vindos nos mais diferentes tipos e formatos, como arquivos texto, planilhas Excel e outros.

Esse era o ambiente de dados deste gigante segurador que definiu a necessidade de recorrer a ferramentas de BI e selecionou Tableau como seu parceiro nesta missão.

Implantação Tableau e BI

Com a entrada do Tableau, houve o direcionamento de garantir maior independência às áreas de negócio para permitir agilizar e fortalecer a análise dos produtos, adequando estratégias de forma rápida e segura.

O início da implantação do Tableau na empresa ocorreu através de um projeto piloto em uma área de negócios, que estava trabalhando para implementar um conjunto pequeno de painéis que visavam monitorar indicadores-chave de desempenho, há 4 meses em conjunto com TI. A entrada da Tableau concluiu este projeto em apenas 4 semanas.

Contando com o apoio dos parceiros da Porto Seguro e dos consultores Tableau da Five Acts, a implantação inicial foi um sucesso absoluto.

Resultados obtidos pela Porto Seguro com BI

Ao adquirir as licenças Tableau, foi criado o ambiente que possibilitou o uso imediato da ferramenta para a análise de autoatendimento que daria mais autonomia à análise de dados e apoio, de forma rápida, ao processo de decisão da empresa.

O sucesso foi enorme e a expansão da ferramenta ocorreu naturalmente para as demais áreas, passando a monitorar indicadores-chave em tempo real, incluindo métricas de atendimento ao cliente e taxas de seguros de vários ramos e demais ofertas de produtos da empresa.

A meta da Porto Seguro é dobrar o número de usuários Tableau na empresa, pois a descoberta da ferramenta e suas facilidades deixam um desejo real de que todos passem a usar a ferramenta como instrumento poderoso de apoio a suas análises e melhorias de resultados.

Atualmente, foi possível integrar todos os serviços da Porto Seguro em uma plataforma de gerenciamento de dados e disponibilização de informações. A Tableau permitiu que a extração autônoma dos usuários de dados desafogasse demandas da área de TI e fortaleceu o conteúdo de todas as decisões tomadas na empresa.

Este exemplo permite afirmar que o Tableau é uma ferramenta excelente para simplificar, agilizar e dar mais credibilidade aos dados que serão analisados, além de permitir a total independência na elaboração de novas formas de avaliar o comportamento de determinada operação, permitindo realizar ajustes em tempo real e com segurança.

O diferencial da Porto Seguro em relação à concorrência passou a ser efetivo.

Considerações finais

A Porto Seguro representa, sem dúvidas, um excelente exemplo de sucesso com a obtenção de resultados seguros e rápidos com a implantação do Tableau.

 

Se você deseja revolucionar seu negócio, comece falando conosco!

 

 

 

 

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER