11 de Janeiro de 2018

No livro A arte da guerra, que virou um documento essencial para se falar de inteligência competitiva, Sun Tzu coloca que “Nada há de maior importância na guerra do que a rapidez fora do comum”. No mundo dos negócios, essa rapidez fora do comum nada mais é do que agir antes dos concorrentes.

A agilidade na análise de dados, portanto, é essencial para que o trabalho com informações estratégicas não seja perdido e resulte no crescimento da empresa e em sua competitividade. Fazer uma análise de dados de forma profissional e com a ajuda de ferramentas é uma saída para conseguir mais rapidez.

Confira de que formas um processo de análise lento pode prejudicar a sua empresa e o que fazer para solucionar esse problema!

Lentidão na análise de dados: quais os prejuízos?

Vamos começar pelo óbvio: uma análise de dados que sirva para embasar bem a tomada de decisões leva o tempo necessário para que as informações sejam tratadas de forma correta. No entanto, esse processo não pode ser muito demorado, por diversos motivos.

Mais chances de erro

Quanto mais se busca, mais se acha. Em algum momento, a análise precisa ser encerrada, pois corre-se o risco de coletar dados em excesso, que não serão mais benéficos para a pesquisa e para o objetivo da empresa.

Tomada de decisões lenta demais

Se a etapa de análise se alonga demais, a decisão fica cada vez mais longe de ser tomada. Como já foi dito, a empresa só consegue ter vantagem competitiva se agir antes dos seus concorrentes! A informação só é estratégica se for usada por sua empresa antes dos concorrentes.

Equipe fora de sintonia

Normalmente, uma empresa desperta para o uso da inteligência competitiva a fim de absorver técnicas e ferramentas de maneira rápida, de forma a ter mais agilidade na análise de dados e na tomada de decisões. Se a análise demora a ser feita, os gestores e demais membros da equipe vão ficar dependentes dessa entrega para desenvolver suas atividades.

Agilidade na análise de dados: quais os benefícios?

Além de evitar os prejuízos que citamos no tópico anterior, ter agilidade para analisar os dados também pode trazer vários benefícios.

O primeiro deles, que já mencionamos, é o alcance de uma vantagem competitiva: a empresa mais ágil na análise de informações estratégicas é a que estará à frente das demais. Além disso, essa velocidade também contribui para acelerar decisões de gestores: quanto mais rápido a informação analisada chega aos gestores, mais cedo a decisão é feita e, portanto, mais eficiente ela é.

Por fim, quando são usadas ferramentas que dão suporte à análise, é possível obter resultados mais objetivos e confiáveis — e, é claro, de forma mais rápida.

Business intelligence: como ele pode ajudar a sua empresa?

Se até agora apresentamos como a falta de agilidade na análise de dados pode impactar nas decisões dos gestores, esse é o momento de apresentar alguma solução para essa questão.

Business intelligence (BI) oferece técnicas e estratégias para fazer com que, como a própria tradução diz, a gestão do negócio torne-se inteligente. Usando BI, o processo de inteligência competitiva torna-se otimizado, seguro e mais estruturado.

 

Quer saber mais como sua empresa pode ser mais competitiva usando informação estratégica?.

 

 

 

 

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER