05 de Setembro de 2018

A Tableau evolui constantemente seus produtos, sempre olhando para as tendências do mercado e o que os usuários da ferramenta trazem de idéias! Desde 2017, a Tableau vem lançando atualizações periódicas de seus produtos, com pelo menos um grande lançamento por trimestre.

Não é à toa que agora, em 2018, a versão dos produtos está sendo nomeada de uma maneira diferente. Agora o ano de lançamento vem primeiro, seguido pelo número do lançamento. Como pode ser observado na versão 2018.1 lançada em abril de 2018. Entretanto, este é apenas um detalhe frente às novas funcionalidades do Tableau, novos modelos de licenciamento e o novo produto (Data Prep) disponibilizado ao mercado recentemente.

Neste post, falaremos das mudanças de licenciamento e do novo produto lançado pela Tableau. Descubra novas ofertas que tornam a Tableau cada vez mais essencial para os clientes.

Novo Licenciamento

Uma das mudanças apresentadas pela Tableau, já há algum tempo, é a forma de comercialização dos seus produtos. A subscrição, que funciona como um aluguel, trouxe aos clientes uma possibilidade ainda maior de desenvolver projetos de self service BI. Na prática, o valor do investimento inicial na ferramenta diminuiu consideravelmente.

Além disso, as empresas que possuem maior parte do seu orçamento baseado em despesas (OPEX) e não em investimento (CAPEX) passaram a ter maior facilidade de encaixar o Tableau nos seus projetos. Assim, mais empresas passaram a fazer uso dessa incrível ferramenta.

Mas e para as empresas que já possuíam a licença, temos uma boa notícia! É possível realizar a migração para o novo modelo sem perder o investimento. Se este é o seu caso, entre em contato conosco para saber como mudar sua forma de contratação.

Novos Papéis de Usuário

Ainda sobre o licenciamento, não foi só o modelo de comercialização que mudou. A linha de produtos deixou de ser baseada em “usuário puro simples” e passou a ser encarada como um “papel de usuário” em sua empresa. Talvez aqui você esteja se perguntando: o que quer dizer “papel de usuário”, certo? Continue lendo que eu explico mais abaixo.

Anteriormente, o bom e velho Tableau Desktop Professional deveria ser licenciado para um usuário, que desejasse criar suas visualizações no Tableau e assim ficaria com elas no seu próprio computador. A necessidade de compartilhar análises com outras pessoas, faz com que este usuário necessite de um outro tipo de usuário (Interactor) para ter acesso ao servidor (Tableau Server ou Tableau Online). Esse era o antigo modelo de “usuário puro e simples”.

Agora, a Tableau facilitou ainda mais o seu licenciamento e criou o modelo de papéis na organização. Por exemplo, um usuário pode criar novas conexões e análises, e ainda compartilhá-las com outras pessoas da organização. Este usuário será visto como criador pelo Tableau, por isso recebe a licença Tableau Creator.

Na prática, essa licença traz a possibilidade de utilizar o Tableau Desktop, ter acesso ao ambiente servidor (Tableau Server ou Online). E a grande novidade… Prepare-se! É possível obter acesso ao Tableau Prep, a nova ferramenta da Tableau! Falaremos mais sobre essa incrível ferramenta à frente.

A Tableau pensou, ainda, naquelas pessoas que não necessitam ter um aplicativo instalado em seus computadores para criar visões. Para isso eles podem utilizar fontes de dados disponibilizadas pelos criadores e montar suas próprias análises direto no ambiente servidor. O antigo usuário Interactor, portanto, ganhou novas funcionalidades, passou a ter o papel de explorador e a se chamar Explorer.

Outra mudança que está agradando muito, foi a introdução de um novo papel de usuário ao Tableau Server! O usuário visualizador, também conhecido como Viewer. Este papel serve, na prática, para democratizar a informação na empresa. Para os colaboradores que não criam, editam ou compartilham informações, mas precisam ter acesso as análises. Isso auxilia essas pessoas nas tomadas de decisão ou em reuniões com seus colegas. Agora, todos podem ter acesso simplificado e barato ao maravilhoso mundo dos dados!

Estrutura dos Papéis de Usuário

Os novos papéis de usuário do Tableau se resumem da seguinte maneira:

TABLEAU CREATOR

O criador poderá desenvolver novas fontes de dados Tableau, e novas visualizações. Poderá preparar os dados, compartilhar suas análises em ambiente servidor e, ainda, visualizar dashboards publicados por outras pessoas que o tenham concedido acesso.

TABLEAU DESKTOP + TABLEAU PREP + ACESSO AO SERVIDOR

TABLEAU EXPLORER

O explorador poderá gerar novas análises à partir de fontes de dados já publicadas no servidor. Poderá editar análises ao qual tenha acesso, baixar os dados das análises e interagir com todas as outras visualizações às quais possui acesso.

ACESSO AO SERVIDOR

TABLEAU VIEWER

O visualizador terá acesso para interagir com todos os Dashboards aos quais tiver acesso.

ACESSO AO SERVIDOR

Você pode testar estes softwares gratuitamente por 14 dias. Escolha aqui o software que deseja testar e faça o download.

Um novo produto Tableau!

É muito comum que os nossos dados precisem de algum tipo de tratamento antes de serem utilizados para análises. Quem nunca se deparou com alguns campos nulos, com a necessidade de unir bases ou mesmo juntar algumas colunas de duas planilhas diferentes? Para isso, a Tableau disponibilizou o Tableau Prep. Um produto 100% integrado ao processo analítico do Tableau, que pode facilitar (e muito) a sua vida antes de analisar o seu negócio. Além de garantir melhor confiabilidade às informações.

A Tableau se preocupou em melhorar e facilitar a experiência do usuário criando um produto de fácil instalação e utilização. A experiência não tem que ser penosa, para ser completa e por isso a experiência dentro do Prep é totalmente visual, sem códigos! Viva o self-service Analytics.

 

O Tableau Prep é capaz de se conectar a diversas bases de dados, estejam elas instaladas em um ambiente privado ou mesmo em Cloud. O Prep, inteligentemente, procura executar as operações no próprio banco de dados, quando possível, para aproveitar os investimentos realizados nessas plataformas e aumentar a performance de execução dos fluxos.

Para o seu trabalho se tornar mais intuitivo e produtivo é possível perceber o resultado de cada passo do fluxo imediatamente. Três tipos de visualização fornecem uma visão completa do seu trabalho, desde o fluxo até os resultados, linha a linha, de cada passo construído.

Melhore a qualidade dos seus dados rapidamente, editando de forma muito simples os registros necessários. Imagina conseguir agrupar registros com apenas um clique baseando-se apenas na forma como são pronunciados ou escritos? Com o Prep tudo isso se torna possível.

Existem várias funcionalidades pensadas para diminuir o tempo gasto, fazendo um fluxo e aumentar o tempo analisando as informações.

Quer conhecer um pouco mais? Teste o Tableau Prep e tire suas próprias conclusões. Baixe agora sua versão trial aqui.

A Five Acts está sempre por dentro das inovações de Analytics para o mercado, e sempre pronta para te ajudar!

 

Fique por dentro das novidades da Tableau para o mercado! Fale agora com os especialistas da Five Acts!

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER