21 de Dezembro de 2017

 

Cada vez mais empresários do setor de varejo buscam conhecer melhor o seu negócio e o mercado atuante. A principal finalidade é obter vantagens competitivas frente ao seu público de interesse e identificar oportunidades.

Nesse cenário, as ferramentas de BI têm proporcionado ótimas experiências aos empresários por organizar e extrair informações-chave acerca de processos internos, consumidores, fornecedores e concorrentes.

Se você quer entender melhor se o seu negócio realmente precisa investir em ferramentas de BI, veja a seguir o que são e quais são os benefícios das ferramentas de BI!

Primeiro vamos lembrar o que são ferramentas de BI

As ferramentas de BI são softwares, plataformas ou sistemas, geralmente funcionando 100% online, que possuem uma grande capacidade de coletar e processar dados “aleatórios” e transformá-los em KPIs (Key Performance Indicators).
Os KPIs são indicadores de desempenho do negócio organizados de forma simples e visual, como gráficos e tabelas, que ficam disponíveis em um painel de bordo.
As informações são facilmente customizáveis de acordo com os dados que se deseja cruzar ou obter, utilizando inclusive o Big Data para realizar isso.

Principais benefícios das ferramentas de BI

Elencamos a seguir 5 benefícios mais conhecidos e comuns de utilizar ferramentas de BI no negócio. Conheça cada um deles!

 

1. Integração inteligente

É comum verificarmos softwares diferentes para cada setor de uma empresa, tais como sistemas de vendas, sistemas de estoques, entre outros — isso quando não notamos uma quantidade expressiva de planilhas para controle interno.
Todos esses sistemas conseguem fornecer informações relevantes para a tomada de decisão, mas esses dados necessitam de análises minuciosas e despendem um bom tempo dos funcionários.
Dessa forma, as ferramentas de BI conseguem unir informações dos mais diferentes e variados sistemas e processá-las, permitindo uma visualização mais inteligente e integrada das áreas do seu negócio.
Essa ação permite que falhas e erros sejam encontrados quando os processos são analisados integralmente, inclusive podendo reduzir custos e desperdícios.

 

2. Mais eficiência em menos tempo

Como as importações de dados e todas as métricas no painel de bordo são criadas de forma automatizada e instantânea, é possível obter informações reais, precisas e atuais com apenas alguns cliques.
Assim, as ferramentas de BI economizam muito tempo nos processos internos e são aliadas de uma gestão mais eficiente.

 

3. Mais eficácia nas estratégias de marketing e vendas

Uma ótima vantagem das ferramentas de BI está em conhecer profundamente o seu mercado, tudo para que o planejamento de marketing e vendas seja compatível com aquilo que o consumidor final espera.
Por meio dos KPIs dos softwares de BI é possível compreender melhor quem são os consumidores, as tendências de consumo, os melhores veículos para investimento em anúncios e publicidade, o nível de satisfação com produtos e serviços, o subsídio para a realização do pós venda, entre outros.

 

4. Informações em tempo real

O grande benefício das plataformas serem quase 100% online, além da capacidade de trabalho remoto, é ter as informações sempre atualizadas.
Dessa forma, a qualquer momento é possível acessá-la, cruzar as informações necessárias e obter métricas em tempo real. Esse fator influencia no momento de realizar uma campanha ou vendas sazonais, por exemplo, em que os resultados são imediatos.

 

5. Mais conhecimento para uma tomada de decisão

Por fim, verificamos que a tomada de decisão é mais acertada em função do embasamento de métricas reais do seu negócio obtidas por meio de dados que muitas vezes a empresa já possui, mas que são aleatórios.
Visualizando a empresa de uma forma holística, é também possível compreender quais processos precisam ser melhorados para fidelizar seu público e aumentar a rentabilidade do negócio.
Esperamos que as informações acima lhe ajudem a esclarecer os benefícios das ferramentas de BI e decidir se o seu negócio já está pronto para a implantação dessa plataforma.

 

É possível testar uma ferramenta de BI gratuitamente.

 

 

 

 

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER