25 de Agosto de 2016

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A inteligência de negócios tem como objetivo coletar e monitorar informações de várias fontes — internas e externas —, filtrá-las, organizá-las e fornecer gráficos e painéis que dão suporte a gestores para tomada de decisões e aperfeiçoamento do planejamento estratégico.

A importância de implementar Business Intelligence está na possibilidade de atuação dos gestores com o apoio de dados com qualidade e exatidão — inclusive em análises preditivas, além do fato do fornecimento de informações ser rápido, ou até mesmo em tempo real. Isso minimiza as chances de erro e potencializa os acertos do empreendimento.

Conheça cinco vantagens da prática de adotar essa ferramenta, consequências do potencial que vimos acima.

Perceber erros anteriormente imperceptíveis

Dentro dos processos da organização, ações e números rotineiros negativos podem passar desapercebidos. E a consequência disso é a existência de gargalos que constantemente subtraem recursos da empresa. Mas o BI pode corrigir essa falha.

A coleta de dados é profunda e a grande carga de informações extraída é filtrada — apenas o que tem relevância é relacionado. Essas duas tarefas, aliadas à característica de exatidão da plataforma, acusam equívocos internos que não seriam percebidos de outra maneira.

Adiantar ações em relação a fatores externos

Movimentos alheios ao negócio — como mercado, economia e tendências de consumo — não podem ser controlados. Porém, ao implementar Business Intelligence, o negócio consegue prevê-los.

Assim, a empresa pode, com o apoio de base exata e relevante, se beneficiar do cenário futuro maximizando os resultados de um possível impacto positivo ou aproveitando uma oportunidade. E também é possível minimizar consequências negativas e até agir para que não sejam percebidas internamente.

Acompanhar a experiência do cliente

Há empresas do varejo que não sabem por que ganham ou perdem clientes, o que pode ser revelado pelo BI na mineração dos dados de vendas e pós-venda.

Assim, se pode detectar pontos a serem aperfeiçoados em atendimento, ferramentas utilizadas nas transações, comportamento de vendedores frente a objeções e trabalho do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). O bom andamento desses quesitos é fundamental para que os compradores tenha boas experiências e sejam retidos.

Potencializar o ROI de marketing

A plataforma auxilia a estratégia de marketing no diagnóstico das melhores ações, formatos, segmentações, público-alvo e demais quesitos para alocação de mão de obra e recursos. Assim, o trabalho gera mais resultados para o negócio.

Além disso, se torna mais fácil mapear as informações posteriores para comprovação de ROI, tarefa que às vezes é a grande dificuldade de profissionais da área — e, ao mesmo tempo, exigência de todas as empresas que investem no trabalho.

Ser mais competitivo

Essa vantagem é diretamente decorrente das demais que abordamos, porque o negócio é um competidor muito mais preparado e forte quando faz boas avaliações internas e externas, tem decisões rápidas e exatas pelo seu gestor e executa uma estratégia de marketing mais assertiva.

Além disso, através do monitoramento ou de uma breve constatação de indicadores, é possível modificar preços, condições e demais aspectos das ofertas rapidamente por meio de uma decisão e multiplicar as vendas, passando à frente de concorrentes.

Toda empresa tem planos e estratégias e emite pareceres gerenciais para análises de desempenho e resultados. E o que o BI faz é potencializar tudo isso, pois é um agente de inteligência e suporte estratégico potente, extraindo o melhor de informações relacionadas a performances e resultados, com abrangência total, para gráficos e telas de qualidade em análise de dados.

Sua empresa está preparada para implementar Business Intelligence? Percebeu a necessidade da ferramenta para seus processos e planejamentos? Compartilhe suas necessidades e experiências nos comentários.

 

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