01 de Setembro de 2016

 

big-data-como-a-analise-de-dados-otimiza-processos-na-empresa

 

Embora ainda mal compreendido, o conceito de Big Data já é presente em nossas vidas há alguns anos. A Era da Tecnologia trouxe consigo diversas mudanças na economia e no modo que nos comportamos. Ir ao banco, se cadastrar em uma rede social, fazer uma compra online, tudo gera uma quantidade de informação imensurável, e é basicamente isso o que chamamos de Big Data.

Lidar com todo esse conteúdo não é uma tarefa fácil, mas existem soluções que permitem às empresas organizar essas informações de modo a melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.

Para que isso seja possível, o uso da tecnologia se faz presente. Sendo assim, abordaremos de forma explicativa como é importante a análise desses dados na otimização dos negócios.

Gerenciamento eficiente de dados

Com o uso Big Data tornando-se cada vez mais importante para as empresas, é ainda mais vital encontrar uma maneira de analisar e dar significado a todo conteúdo de dados que percorre o ambiente dos negócios.

Uma das premissas para que isso aconteça é a organização, tanto dos profissionais da empresa quanto de seus arquivos digitais.

O primeiro e talvez um dos mais importantes motivos para trabalhar com Big Data é a busca por soluções para manter um banco de dados métrico e organizado. Um sistema funcionando de forma correta deve aliar o suporte da equipe de TI com o acesso rápido das informações aos analistas da empresa.

Melhor definição do perfil do consumidor

No passado, muitas vezes era preciso recorrer às estimativas baseadas em dados demográficos para idealizar qual seria o segmento de mercado ideal.

Certamente a análise de Big Data trouxe uma grande inovação nesse sentido. Por meio da tecnologia, hoje é possível traçar um perfil muito mais detalhado de quem consome cada tipo de produto ou serviço.

Esses dados aperfeiçoam o envolvimento do cliente com a empresa, uma vez que ela pode se especializar e qualificar sua atividade.

Determinar uma estratégia de marketing

Várias ferramentas que trabalham com Big Data vêm mostrando um enorme potencial para a condução de impactos significativos ao traçar uma estratégia de marketing.

Principalmente quando tratamos de marketing online, a análise de dados é extremamente útil. Para tornar um plano mais efetivo, é essencial testar e identificar o melhor momento antes de fazer o investimento, e isso inclui uma avaliação importante quanto ao perfil do seu consumo e a definição correta do ambiente da campanha.

Acompanhar tendências do mercado

A análise de tendências é uma vantagem extremamente competitiva que pode proporcionar ao seu produto ou serviço um destaque perante a concorrência, permitindo atingir novos mercados e, dessa forma, aumentar as vendas.

Quando falamos de um cenário econômico de crise, em que é preciso fazer mais com menos recursos, essa avaliação é um dos principais elementos para que as empresas possam inovar suas metodologias e garantir resultados cada vez melhores

Grande desafio

Percebe-se que trabalhar com um grande volume de informação não é uma tarefa simples, mas que pode potencializar a produtividade e apresentar uma análise comercial em tempo real. É importante buscar qual sistema é mais adequado a cada ramo de atividade.

 

Agora que você conhece um pouco melhor sobre a análise de dados e a otimização de processos, entenda qual a importância de usar Big Data para sua empresa?

 

 

 

 

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER