12 de Dezembro de 2017

veja-como-o-bi-pode-otimizar-a-produtividade-da-ti

Atualmente estamos vivenciando a maior transformação do mercado diante de uma revolução digital. Com o amadurecimento de novas tecnologias que permitem trazer maior experiência e agregar valor para os usuários, a análise de dados tornou-se um aspecto essencial para qualquer negócio que deseja se manter competitivo nessa era digital.

Quando falamos em “trazer a melhor experiência”, podemos associar a importância da utilização de tecnologias e ferramentas que permitam criar estratégias orientadas aos dados, a fim de trazer maior produtividade e assertividade na tomada de decisões por meio das soluções de BI.

Mas o quanto o BI pode otimizar seu tempo? E o tempo do setor de TI? Qual o nível de impacto da aplicação do mesmo para o seu negócio? Essas são perguntas muito recorrentes, principalmente nesse cenário no qual cada vez mais são procurados novos modelos organizacionais – mais enxutos e exponenciais.

Porque utilizar uma ferramenta de BI?

Certamente você já parou para pensar no volume de informação que é gerado todos os dias e o impacto desse turbilhão de informações no mundo empresarial. Isso moldado o comportamento de gerentes, gestores e CEOs, e principalmente a forma de agir e de consumir dos próprios clientes.

Diante desse fluxo excessivo de informações, o BI surgiu como um facilitador, permitindo colher dados e construir indicadores que buscam extrair diversos dados em tempo hábil e de forma assertiva. Porém, é importante compreender que o uso do BI não se aplica apenas ao seu cliente, mas sim em toda a estrutura da organização. Com o BI podemos agir em diversas frentes do negócio garantindo maior controle e gerenciamento de forma ágil e inteligente.

O impacto da TI

O setor de Tecnologia da Informação (TI) é a espinha dorsal do sucesso no mundo dos negócios. O BI permite que a área de tecnologia comece a ganhar mais amadurecimento e visibilidade em relação ao negócio, proporcionando novas soluções e interações que impactam diretamente nos rumos da organização. O uso da plataforma de BI pode substituir a utilização de algumas outras ferramentas como o Excel, por exemplo. As fórmulas e planilhas utilizadas para gerar e padronizar as informações podem ser feitas diretamente no software de BI. Isso reduz o tempo que a equipe de TI teria que dedicar à resolução de problemas técnicos e falhas nos sistemas.

O uso adequado do BI

É muito comum encontrarmos empresas que optam por diversas soluções de analytics, porém sem nenhum planejamento e estrutura para extrair todo o potencial de uma ferramenta de BI, o que traz resultados ineficientes e análises inconsistentes. Para potencializar o uso do BI em seu negócio é essencial atentar-se a alguns aspectos:

Consolide suas ferramentas

Como dito, em geral as organizações têm mais ferramentas do que realmente precisam, o que pode desviar o foco. As empresas possuem diversos grupos diferentes de pessoas fazendo análises semelhantes com ferramentas e soluções diferentes, gerando mais desorganização e retrabalhos.  O ideal é realizar um mapeamento das ferramentas necessárias para a realização do trabalho, buscando extrair o máximo dos seus recursos e evitar assim quaisquer divergências no momento da análise dos dados.

Configure a solução para o negócio

É fundamental que a TI tenha uma visibilidade do negócio e construa modelos de soluções capazes de responder às necessidades evolutivas da organização, trabalhando em conjunto com as demais áreas ao invés de focar somente na tecnologia em si. O setor pode agregar muito às atividades gerais realizadas durante o expediente.

Utilize melhor os dados que possui

A máxima de “fazer mais com menos” se aplica muito ao uso inicial do BI, pois na maioria dos casos a solução é apenas uma questão de organizar os dados que já estão em posse da empresa. Grande parte das informações já estão contidas no seu dia a dia em arquivos diversos, apresentações e outros meios que não estão disponíveis para os analistas. O ideal é reestruturar todo esse conteúdo e traçar um processo de trabalho que combine diversos tipos de informações e técnicas de integração, para que seja possível visualizar rapidamente novos resultados.

Mantenha seu modelo enxuto

É fundamental certificar-se de que seu modelo seja claro e concreto antes de trazer novas fontes de dados para seu negócio. É necessário que as novas informações estejam nas conformidades com o modelo adotado e com os objetivos estratégicos da organização. Caso contrário, a consistência de seus relatórios e indicadores pode ser comprometida.

Ajude os usuários a analisarem os dados

Não adianta aumentar o número de usuários com acesso a ferramentas de BI se eles não souberem utilizá-las de maneira efetiva. É fundamental que os colaboradores entendam como analisar os dados e saibam qual é impacto disso em seu trabalho e na organização. Não basta apenas ensiná-los a trabalhar com diversas ferramentas sofisticadas de analytics. É necessário construir uma cultura orientada a dados para que realmente a tomada de decisão seja mais assertiva e transparente para todos os setores envolvidos.

Para otimizar ainda mais o trabalho de análise de dados de sua empresa, você precisa das ferramentas corretas!

Clique aqui e entre em contato.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER