03 de Setembro de 2019

o que é machine learning

Atualmente, é comum ter contato com termos e conceitos ligados à tecnologia avançada propiciados pelo uso intenso da informática. Isso é comum tanto pelas pessoas físicas, quanto pelas empresas.

Machine Learning, inteligência Artificial, internet das coisas, algoritmos, entre outras expressões, passaram a ser cada vez mais comuns em nosso cotidiano profissional. Portanto, é fundamental entender o que representam e como se aplicam em nossas atividades.

Neste artigo, vamos apresentar o que é Machine Learning e como essa tecnologia funciona! Você vai descobrir como essa inovação pode melhorar a gestão de negócios no mundo corporativo.

O que é Machine Learning?

Machine Learning é um segmento da ciência da computação relacionado a desenvolver o aprendizado da máquina. Para isso, usa análise de dados para elaboração de modelos analíticos complexos, que auxiliam diversas aplicações do cotidiano das pessoas e empresas.

É uma parte da Inteligência Artificial, que identifica padrões de dados e sugere ações, sem interferência do ser humano. Funciona de forma autônoma, independente, extremamente ágil e segura.

Através de regras estabelecidas via programação de sistemas, é possível resolver situações ou apresentar informações que viabilizam a tomada de decisões. Assim, gestores de negócios passam a gerar análises e previsões com base em dados reais.

Para que isso ocorra, são utilizados algoritmos, isto é, ações sequenciais executáveis de programação do sistema, para apresentar a solução de um problema. É importante lembrar que qualquer tarefa executada em um computador usa algoritmos bem definidos.

Diferença entre Inteligência Artificial e Machine Learning

O Machine Learning, portanto, é um recurso que faz parte do conceito de Inteligência Artificial.

A Inteligência Artificial se relaciona a mecanismos tecnológicos, usados no processamento dos sistemas, que consideram o comportamento dos seres humanos para solucionar problemas. Dessa forma, se aproxima da forma de pensar dos seres humanos reais!

Machine Learning faz parte do processo de treinamento do computador para efetuar sozinho o aprendizado dos dados. Está inserido no conceito mais amplo de Inteligência Artificial.

As origens do Machine Learning

Para entender o que é Machine Learning é importante identificar suas origens e evolução.

Esse termo surgiu por meio de estudos realizados por um engenheiro do MIT, em 1959. A ideia era desenvolver a possibilidade de computadores trabalharem com uma programação que os permitisse aprender com dados disponíveis. De modo que as máquinas pudessem exercer características de trabalho autônomas.

Com o passar dos anos e a implementação da internet, que passou a abrigar uma quantidade ilimitada de dados, foi possível desenvolver ferramentas de organização das informações e tratamento dos dados. Tudo isso possibilitou a otimização e direcionamento das tomadas de decisão nas empresas.

A Inteligência Artificial faz parte dessa evolução e o Machine Learning esteve em meio a esse projeto. Utilizando as informações da web, para tratar os dados e apresentar propostas de solução.

Como funciona o Machine Learning

Todo o processo que define o que é Machine Learning está baseado em algoritmos que especificam a sequência de processamento a ser seguida pelas máquinas.

Assim, a Inteligência Artificial viabiliza a avaliação de dados. E isso produz condições para a tomada de decisões sobre o comportamento dessas informações.

Nesse processo, os ajustes de novos dados inseridos ou buscados pelo sistema são feitos automaticamente. Assim, identificar tendências e novos comportamentos de forma confiável passa a ser muito mais ágil.

Na jornada de aprendizado da máquina são atribuídos conceitos para determinar cada etapa ou elemento envolvido em todo o processo. Sendo considerados como a base final os conceitos de estatística aplicados aos dados que são utilizados.

Para que esse processo seja atendido de forma plena e segura, é necessário que sejam executados algoritmos com boa estruturação, ter processos automatizados e interativos, entre outros aspectos.

Tipos de aprendizado do Machine Learning

O processo de aprendizagem da máquina compreende métodos específicos, a saber:

  • Supervisionada

Uma pessoa fornece um dado específico, e a máquina faz uma comparação com o que dispõe em seu banco de dados – ou seja, o que está disponível na web em geral, e ainda em seu banco interno, no caso de empresas.

Exemplificando, informamos ao computador o tipo de busca desejada, para que a máquina identifique em suas características outros dados iguais ou próximos.

Pode ser exemplificado como as situações em que fornecemos uma foto ao computador e ele busca fotos relacionadas a essa imagem inicial.

Esse tipo permite, por exemplo, usar dados históricos para prever evento(s), sendo importante para apoiar processos de planejamento.

  • Não supervisionada

Quando ocorre com base em dados não rotulados historicamente, sendo necessário que a própria máquina explore os dados e localize a situação que seja mais adequada à pesquisa que se deseja.

Para esse tipo não existe um resultado específico a ser buscado, mas sim a análise de dados que resultará em possibilidades para sustentar uma determinada ação.

Não é possível efetuar uma previsão quanto aos resultados dos cruzamentos de informações, senão pelo agrupamento de dados que podem alterar os resultados, conforme as variáveis consideradas.

Pode ser exemplificado por meio de uma busca que se realiza em determinado local e que pode ser determinada por diversos tipos de características de pesquisas.

  • Por reforço

É aquela forma utilizada como ações de tentativa e erro para apurar as situações com maior retorno. Muito usado em navegação, jogos e robótica.

A máquina deve identificar a ação a ser priorizada para cada situação apresentada, através de condições estabelecidas pelo programador para que se possam estabelecer as ações a serem priorizadas.

Um exemplo desse tipo pode ser relacionado ao desenvolvimento de veículos autônomos.

A importância do Machine Learning

O aprendizado das máquinas foi fundamental para tratar a infinidade de dados existentes na internet e que podem ser usados a favor das empresas e pessoas.

Ao usar esses dados é possível efetuar conclusões e apresentar informações que serão as bases de atuação a fim de que as melhores decisões possam ser tomadas com base em fatos e dados – e não mais em inferências e expectativas – gerando maior possibilidade de sucesso.

Esse conceito vem sendo adotado em pesquisas na internet e em ações de marketing digital, com alto aproveitamento de oportunidades e aumento de resultados.

Podemos ainda relacionar onde o Machine Learning vem sendo amplamente usado:

  • Identificação de fraudes;
  • Previsão de demandas (sell in e sell out);
  • Áreas financeiras;
  • Logística;
  • Tradução e textos;
  • Áreas governamentais;
  • Saúde.

Então o que é Machine Learning?

Neste texto pudemos explorar as características do Machine Learning e sua importância para o desempenho de uma empresa moderna e competitiva no mercado atual.

A Five Acts está apta para oferecer o melhor atendimento como uma consultoria que utiliza diversas ferramentas tecnológicas que permitem alavancar seus negócios de forma segura e sustentável.

Como implantar o Machine Learning? Fale com a gente e entenda como podemos auxiliar seus negócios a evoluírem.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER