17 de Agosto de 2016

 

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Todo profissional de marketing aprende logo no início da faculdade sobre a importância de conhecer o mercado que irá atuar, qual o perfil de seus clientes/consumidores e o poder que tem uma análise detalhada do que fazer para conquistar esse determinado público.

Em uma era tecnológica como a que vivemos atualmente, a velocidade com que muda o mercado é avassaladora. O que é novidade hoje pode ser totalmente ultrapassado em poucas semanas. E a quantidade de informações que temos para perceber o que fazer diante dessa mudança rápida surge a cada momento na rede.

Seja por pesquisas, comentários em redes sociais, interatividade entre cliente e empresa por meio de canais de comunicação digital, informações sobre o perfil do consumidor final, enfim, qualquer dado que nos auxilie a estar à frente no mercado é de total importância para o desenvolvimento de campanhas mais assertivas e uma comunicação mais objetiva.

Esse emaranhado de informações que temos à disposição é o Big Data, e ter uma ferramenta para examinar e extrair desse montante aquela informação que fará realmente a diferença para executar o seu trabalho é fundamental.

Abaixo, algumas dicas de como o uso do Big Data irá aumentar sua produtividade e, sem dúvidas, ajudar a desenvolver melhor toda a estratégia de marketing da sua empresa.

Informações ao seu alcance sem depender de terceiros

Mesmo com todo o avanço tecnológico e a otimização de armazenamento de informações nas empresas, muitos profissionais de marketing precisam se submeter ao departamento de TI para buscar algum dado específico. E, lógico, depender de terceiros quase sempre significa atrasos e alguns aborrecimentos desnecessários.

Com a ferramenta certa para a análise de Big Data você terá relatórios mais simplificados e sempre à sua disposição, já que toda informação inserida na ferramenta, seja de qualquer setor da empresa ou nos canais de comunicação, será encontrada mais facilmente. Ter acesso a estas informações sem depender de terceiros significa mais autonomia e melhor uso do tempo.

Vantagens para os profissionais de marketing ao usar Big Data

O que faz uma empresa mais competitiva e diferenciada no setor em que ela atua é o fato de estar à frente de seus concorrentes. Tomar decisões mais objetivas e corretas faz toda a diferença na estratégia de mercado. Nesse quesito, o marketing tem fundamental importância, já que ele é o responsável desde a elaboração do produto ou serviço até a sua colocação no mercado e, claro, está o tempo todo em contato com o cliente.

O uso de Big Data para esses profissionais ajudará na tomada de decisões, já que as informações necessárias serão analisadas de forma mais certa, fazendo com que o planejamento estratégico seja feito mais conscientemente, prevendo riscos e direcionando a empresa para a prosperidade.

Planilhas enormes, relatórios que quando estiverem prontos já terão de ser refeitos, porque as informações já estão defasadas, o tempo gasto para solicitar algum dado e, muitas vezes, receber algo totalmente diferente, torna o trabalho do profissional de marketing mais difícil. Usando Big Data o tempo para elaborar uma campanha ou detectar alguma falha no processo de vendas será reduzido drasticamente. Todos esses pequenos diferenciais certamente colocarão sua empresa em evidência.

Automação de marketing: o segredo do sucesso

Fazendo uma simples pesquisa num buscador, encontramos centenas de informações sobre determinado assunto em segundos. Agora, imagina como é poder ter uma ferramenta que fará isso para você de forma automática e mais específica sobre sua empresa, produto, serviço e seu cliente.

A cada instante, milhares de dados surgem na rede, e esses dados vêm de vários canais diferentes. Conseguir filtrar essas informações ajudará o profissional de marketing a elaborar campanhas mais claras e objetivas, pois ele conseguirá “conversar” com seu cliente levando em consideração o que ele realmente precisa, levantando informações relevantes sobre o perfil do consumidor e o comportamento de compras com uso de Big Data Analytics.

 

Agora que você já viu o que o Big Data pode mudar na sua rotina, conheça os 5 motivos para abandonar as planilhas de Excel definitivamente.

 

 

 

 

 

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