Blog da Five Acts

26 de Outubro de 2020

automação de marketing: como escolher a melhor para a sua empresa

Como você utiliza a automação de marketing em seus projetos?

Essa é uma das soluções mais confiáveis quando o objetivo é otimizar os resultados de um negócio.

Uma prova disso vem de um estudo conduzido pela agência Invesp, que revelou que utilizando uma ferramenta de automação de marketing leva a um aumento de até 14,5% na produtividade do pessoal de vendas, em média.

Ainda, com processos automatizados, houve uma redução de 12,2% nas despesas gerais de marketing entre as empresas que participaram do estudo.

Pode até não parecer muito, mas considere esses resultados ao longo de um ano ou, quem sabe, cinco.

Faz uma tremenda diferença, concorda?

Em contrapartida, automatizar as ações de marketing vai bem além do simples disparo de e-mails ou do agendamento de publicações em redes sociais.

Essas são algumas etapas de um processo amplo, que você vai conhecer melhor neste conteúdo. 

Continue sua leitura e fique por dentro!

O que é e como funciona a automação de marketing?

A maioria dos materiais que você encontrar sobre automatizar o marketing vai citar, em algum momento, o termo “escalar”.

De fato, o grande objetivo ao automatizar ações e tarefas de marketing digital é produzir efeitos em escala, ou seja, que gerem resultados crescentes e constantes.

Por outro lado, isso criou uma ideia de que automação é o mesmo que deixar as atividades mecânicas para os softwares – entre elas, o envio em massa de e-mails.

Não é errado pensar assim, mas existe todo um conceito e uma forma de pensar a automação que vem antes das tarefas em si.

Para encurtar: automatizar o marketing digital significa pensar em estratégias e práticas que atraiam leads (potenciais clientes) e, a partir disso, que possam mantê-los envolvidos até a decisão de compra.

Automação de marketing e e-mail marketing: são a mesma coisa?

Como você agora já sabe, automação de marketing e e-mail marketing não são a mesma coisa. 

Na verdade, o segundo é apenas um dos canais através do qual se pode fazer o primeiro.

Claro que, no geral, o e-mail marketing desempenha um papel central em uma estratégia automatizada, pois tem grande capacidade para fidelizar e converter.

Mas, no meio disso, temos ainda que considerar outros processos e canais que também se valem dessa solução, como o próprio marketing de conteúdo e as redes sociais.

Portanto, em uma concepção global de automação, é preciso articular fluxos de e-mail com conteúdos em blogs/portais, redes sociais e até aplicativos de conversação, como o WhatsApp.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

automação de marketing: conheça os benefícios

Outro aspecto a destacar é que automatizar não quer dizer que a inteligência de negócios possa ser deixada de lado.

Muito pelo contrário: a automação do marketing é justamente uma maneira de tornar os esforços mais inteligentes e menos dependentes do esforço humano.

Nesse sentido, o big data e o machine learning podem ser mais bem utilizados quando uma empresa sabe como direcionar suas ferramentas e seu conhecimento em automação.

Por falar em ferramentas, aqui vai uma dica de ouro: o Tableau é uma ótima escolha para fazer análise de desempenho e monitorar o crescimento a partir dos dados que o marketing automatizado levanta.

Essa é uma das soluções analíticas da FiveActs que você pode experimentar gratuitamente.

No final, sua empresa reduz a margem de erro ao mesmo tempo em que poupa recursos.

Mas há outro benefícios que você deve conhecer quando aplica automação em suas rotinas. Vamos ver quais são eles?

Funil mais eficiente

Você sabe o que é um funil de conversão?

De modo bastante resumido, é uma estratégia que se apresenta em formato de pirâmide invertida, trazendo no topo as pessoas que ainda não conhecem seu negócio e aquilo que tem a oferecer.

Conforme elas vão sendo atraídas e conhecem melhor o que sua empresa vende, avançam no funil até chegar à parte mais estreita, que é onde se tornam clientes.

Nesse sentido, um dos benefícios em aplicar automação é “alargar” esse funil, aumentando a sua capacidade de conversão.

Ciclo de vendas menor

Do momento onde você prospecta um potencial cliente até ele fechar negócio, há um intervalo chamado ciclo de vendas.

Reduzir esse tempo de maturação é uma das vantagens do marketing automatizado, que, como você viu, torna seus processos de vendas mais inteligentes.

Mais oportunidades geradas

Processos de automação “redondos” ajudam ainda a criar mais oportunidades de negócio.

Isso porque eles dependem não só das ferramentas certas, como de todo um esforço prévio de análise de dados.

Dessa forma, você sabe onde estão as pessoas que podem vir a se tornar clientes, se habilitando a atrair mais leads qualificados para o seu funil.

As 4 melhores ferramentas de automação de marketing

automação de marketing: rd station e demais ferramentas para automatizar processos

O mercado disponibiliza uma série de ferramentas com as quais empresas de todos os tipos podem automatizar seus processos em marketing.

Para facilitar, citamos a seguir quatro das mais conhecidas para você aplicar em sua empresa.

  1. RD Station: poderosa plataforma que permite criar fluxos completos de nutrição de leads, gestão de redes sociais e de conteúdo
  2. HubSpot: ferramenta de CRM que também permite gerir e produzir conteúdo, além de oferecer relatórios de dados
  3. MailChimp: talvez a mais completa ferramenta de automação de e-mail marketing do mercado, com soluções robustas até na versão gratuita
  4. Sprout Social: focada em redes sociais, é extremamente útil para análise de dados e até para descobrir tendências.

Como escolher a melhor ferramenta de automação de marketing?

À primeira vista, todas essas ferramentas parecem ser bastante úteis e com bom custo-benefício.

Então, como escolher e o que avaliar, considerando as diferenças que elas têm?

Nesse caso, nossa dica é, em primeiro lugar, conhecer o próprio grau de maturidade digital do seu negócio.

Não adianta investir pesado em automação se a sua empresa sequer utiliza estratégias de e-mail marketing.

Por exemplo, o RD Station pode ser mais indicado para negócios menos amadurecidos digitalmente, porque é mais simples de usar, mas ainda oferece soluções completas.

Por outro lado, se a sua empresa já sabe o que quer, plataformas como HubSpot ou Sprout Social podem ser mais interessantes, já que focam em canais mais específicos.

Conclusão

Seja qual for a ferramenta adotada, uma coisa é certa: você precisará de muitos dados de qualidade antes de automatizar seu marketing.

Para isso, a FiveActs tem soluções analíticas que vão tornar suas ações mais inteligentes.

Elas são desenhadas para atender a todos os negócios e para fazer seus processos organizacionais fluírem melhor.

Não deixe de entrar em contato para ver de perto como podemos ajudar a otimizar a performance comercial da sua empresa.

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