Como a análise de dados ajuda a tomada de decisão nas empresas?

O avanço exponencial da tecnologia nos trouxe a uma realidade corporativa onde informação é tudo. Afinal, saber em detalhes quem são os seus clientes, quais são os seus hábitos, onde moram, seus problemas e necessidades tornou-se essencial para oferecer um serviço personalizado e destacar-se da concorrência.
Mais do que isso, saber informações sobre concorrentes também ficou muito fácil com tantas ferramentas disponíveis. Mas o que fazer com todas essas informações, e como elas podem ajudar na tomada de decisão nas empresas?
No post de hoje, falaremos sobre uma estratégia eficiente para a análise precisa de dados: o Business Intelligence (BI). Ainda não sabe como ela pode ajudar seu negócio a crescer? Então confira agora os principais benefícios do BI para otimizar suas tomadas de decisão:
POR QUE INVESTIR EM BUSINESS INTELLIGENCE?
Em um mercado tão competitivo, os gestores de empresas devem ser ágeis nas tomadas de decisão. Isso significa, principalmente, basear-se em informações e dados concretos para diminuir a chances erros e investimentos mal direcionados. Afinal, foi-se o tempo em que tentativa e erro era o melhor método para alcançar o sucesso de um negócio!
No entanto, com tantas informações disponíveis, fica difícil escolher quais são as mais importantes a serem consideradas. Para auxiliar dos gestores nesta tarefa, surgiu o conceito de Business Intelligence (BI), um conjunto de teorias, metodologias e tecnologias que transformam toda essa massa de dados disponível em informações úteis para tomadas de decisão nas empresas.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO BI?
A utilização do BI nas tomadas de decisão nas empresas traz diversos benefícios para os gestores, colocando-os sempre um passo à frente da concorrência. Confira as principais vantagens:
PLANEJAMENTO DE SUCESSO
Com o uso das práticas do BI, o planejamento deixa de ser baseado em previsões pessoais dos gestores e começa a levar em consideração os dados que a empresa de fato possui.
O BI consegue fazer conexões entre dados que inicialmente não se relacionam, permitindo ao gestor ter insights para elaborar um planejamento estratégico com maiores chances de sucesso.
MÉTRICAS E INDICADORES SIGNIFICATIVOS
Com o BI, é possível analisar os resultados de cada decisão tomada pela empresa, sejam elas definidas em conjunto ou isoladamente. Isso otimiza o desenvolvimento dos processos internos e facilita a visualização da evolução de métricas e indicadores.
COMO O BUSINESS INTELLIGENCE AJUDA NA TOMADA DE DECISÃO?
Para cada departamento na empresa, é possível utilizar o BI para uma tomada de decisão mais rápida e com maiores chances de sucesso.
Isso só é possível devido ao poder de análise fornecido pelo BI, que capta elementos poderosos como a visualização dos dados, a conexão entre os dados, análises preditivas, relatórios, dentre outros. Vejamos alguns exemplos:
- Vendas: utilizando o BI no departamento de vendas, é possível saber qual é o custo e o tempo para a aquisição de um cliente, quais práticas otimizaram o tempo e diminuíram esse custo e o que otimizou o processo, gerando relatórios precisos para análises de cancelamentos e vendas.
- Recursos Humanos: no setor de relações humanas, o RH consegue analisar dados como a taxa de atrito entre funcionários, quais práticas tiveram melhores resultados nos processos de recrutamento ou entender os motivos dos quais funcionários deixam a empresa.
- Marketing: já no setor de Marketing, o BI permite analisar informações como os resultados de suas campanhas e rendimentos promocionais, ajudando a ajustar melhor seus gastos e investimentos para obter um melhor ROI.
A agilidade de agrupar e relacionar uma grande massa de dados em informações úteis para os gestores fazem das práticas e conceitos do BI a chave para um planejamento de sucesso. Afinal, ele possibilita tomar decisões mais eficientes e com chances mínimas de erro.
E você, já utiliza a análise de dados para otimizar a gestão da sua empresa ou ainda está perdendo tempo com planilhas? Se ainda está perdendo tempo com planilhas, conheça agora 5 motivos para abandonar as planilhas de excel definitivamente.
Compartilhe


