04 de Janeiro de 2018

Alguns conceitos relacionados à informação estratégica e à inteligência competitiva são bastante discutidos, citados e compartilhados. Porém, muitas vezes um termo ou outro pode não ficar tão claro, especialmente para quem quer escolher uma ferramenta para análise de informações dentro da empresa.

Esse é o caso da diferença entre Business Intelligence e Big Data. Apesar de serem termos aparentemente simples, eles apresentam para as empresas soluções distintas — e complementares, como veremos mais à frente. Se isso ainda não está muito claro para você, continue lendo o artigo agora mesmo!

O que é Business Intelligence?

Quando falamos em Business Intelligence (inteligência de negócio ou simplesmente BI), pensamos em ação. Isso porque o termo diz respeito à análise de dados brutos e sua transformação em informações comerciais valiosas. Assim, o BI provoca uma verdadeira transformação nas informações, que vai levar o gestor a tomar decisões melhores, de maneira mais eficiente e com mais chances de aumento de lucros.

O papel do BI é encontrar respostas para determinadas perguntas olhando para o desempenho da empresa em sistemas como ERP e CRM. Falando de forma um pouco mais técnica, o Business Intelligence utiliza sistemas que importam fluxos de dados de qualquer tamanho e os usa para gerar informativos que servirão de base para decisões específicas. Pode ser necessário fazer uso de ferramentas específicas para isso.

O que é Big Data?

Assim como o Business Intelligence, o Big Data é uma tecnologia utilizada pelas empresas que querem ter vantagem competitiva por meio de informação estratégica.

Hoje em dia, todos sofremos com a sobrecarga de informações que, muitas vezes, mal conseguimos assimilar. Nas empresas esse volume é ainda maior, porque dentro de uma organização existem dados de colaboradores, clientes, concorrentes, fornecedores, etc.

Essa informação toda é muito valiosa, mas somente se for tratada da maneira correta. É nesse contexto que entra o Big Data, que tem como objetivo organizar e disponibilizar um grande volume de dados para que tudo seja mais facilmente utilizado e acessado.

Para que fique ainda mais claro qual é a diferença entre Business Intelligence e Big Data, apontamos a seguir como distinguir uma da outra!

Qual é a diferença entre Business Intelligence e Big Data?

Big Data é um termo mais generalizado e abrangente. Os sistemas digitais geram cada vez mais dados, e o objetivo do Big Data é justamente criar novas abordagens para armazená-los. Já o Business Intelligence é uma tecnologia com propósitos mais específicos, pois seu processo inclui a coleta e monitoramento de informações, assim como sua filtragem e organização. O objetivo é oferecer esses dados de forma sucinta, de maneira que os gestores as recebam tratadas para tomar decisões estratégicas.

A grande diferença entre Business Intelligence e Big Data é também o motivo pelo qual as duas são complementares. Uma atua de forma mais sistêmica e contínua, enquanto a outra trabalha com um objetivo específico.

Enquanto as soluções de Big Data servem para minerar dados de forma mais precisa, as ferramentas de BI analisam e condensam informações para tomada de decisões. É uma dupla infalível para a competitividade da empresa!

 

Agora que você já conhece a diferença, entenda como funciona a análise de dados na prática com Business Intelligence.

 

 

 

 

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

  • Liliane Scandoleiro

    Ótimo artigo para a compreensão entre os dois termos tão utilizados e divulgados no momento.